Economia Baiana | Ford fecha fábrica em Camaçari e encerra a produção de veículos no Brasil

A Ford Motor Company, uma das principais fábricas do Polo Industrial de Camaçari, irá fechar as portas, em anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (11). A produção de veículos também vai ser encerrada no Brasil. Além de Camaçari, outras duas fábricas da montadora serão fechadas no país. Permanecerão funcionando apenas Centro de Desenvolvimento de Produto, em Camaçari, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.

As fábricas de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda.

No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte (CE). A empresa afirma que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos para “minimizar os impactos do encerramento da produção”.

Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.

A partir disso, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Entre os próximos modelos já confirmados pela Ford, estão os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, completou.

No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.

Prefeito de Camaçari lamenta fechamento da fábrica Ford no município

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), lamentou nesta segunda-feira, 11, o anúncio feito pela Ford de que irá encerrar sua produção de veículos no Brasil, o que levará ao fechamento da fábrica da corporação no município. Elinaldo destacou que o encerramento das atividades da empresa representa uma grande perda para Camaçari e para a Bahia.

“Com muita tristeza, recebemos esta notícia da Ford. Infelizmente, a crise provocada pela pandemia da covid-19 trouxe consequências ruins para a área da saúde e, também, para a economia, fazendo com que pequenos e grandes negócios se tornem inviáveis. Lamento o fechamento da fábrica e me solidarizo com os trabalhadores”, disse Elinaldo.

Outras Notícias

Sistema Bancário | Abaíra, Encruzilhada e Tremedal poderão perder agências do Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a pr...

Polícia Militar da Bahia | governador anuncia o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12) vai trazer a nomeação do novo comandante-geral da Polícia Militar d...

Sistema Bancário | Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária com a previsã...

Explosão do Coronavírus | Vitória da Conquista tem mais duas mortes e 6.635 casos em investigações

O Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (11), registra o total de 15.469 casos da COVID-19 em Vitória da Conquis...