Vacina fracionada contra febre amarela começa a ser distribuída segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, 19, vai começar a campanha nacional contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão. A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença.

Já a vacina padrão será oferecida para crianças entre 9 meses e 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais.

A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital. Estima-se que pouco mais de 1,2 milhões de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador.

A campanha seguirá até o dia 9 de março na capital baiana. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, nas 126 unidades básicas da rede municipal.

Indicação

O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Macacos capturados

Desde o início de janeiro até essa quinta-feira, 15, 95 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

Outras Notícias

Em pronunciamento, Temer diz que intervenção vai restabelecer a ordem no Rio

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão sobre o decreto de intervenção federal na segurança do Rio de...

PRF registra redução de 60% no número de mortes nas rodovias durante o Carnaval

Relatório divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) na quinta-feira, 16, apontou uma redução de 60% em morte...

Itapitanga: Prefeito é encontrado morto em casa

O prefeito de Itapitanga, no sul baiano, Dernival Dias Ferreira (PSB), foi encontrado morto no fim da madrugada desta...

Carnaporto 2018: Policia Militar com trabalho sério e eficiênte garante uma festa de paz, sem incidentes

A polícia militar da Bahia marca presença, com um trabalho sério e eficiênte no carnaporto 2018 , com uma tropa prepa...